Programa Saúde na Escola é lançado em Colatina

Todas as escolas da rede municipal de ensino estão inseridas no PSE
Profissionais da saúde e educação participaram do lançamento. (Foto: Divulgação/SEMUS)

Profissionais da saúde e da educação do Município de Colatina participaram na última quinta-feira (23) do lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Michel Barth, do Secretário Municipal de Educação, Cidimar Andreatta, de diretores e coordenadores de escolas, professores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, agentes comunitários de saúde, dentre outros profissionais da saúde e educação.

O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Durante o lançamento os secretários de saúde e educação assinaram o termo de adesão ao Programa e a pactuação para o ano de 2023. Todas as escolas da rede municipal de ensino de Colatina foram incluídas no Programa.

O PSE está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle da cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.

O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

O terceiro bloco do Programa é voltado à educação permanente e à capacitação de profissionais e de jovens.

O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes. por intermédio de duas pesquisas. O resultado da 1ª pesquisa servirá para que as escolas e como abrir uma loja virtual as equipes de saúde tenham parâmetros para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será  elaborada e aplicada no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), proposto pelo Governo Federal desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.

O tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família, levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da Escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.





Deixe um comentário