Em concordância com a orientação em Nota Técnica Nº 65/2021 publicada, nesta segunda-feira (20), pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Colatina antecipa a dose de reforço na população de 18 a 59 anos para quatro meses, após completado o esquema primário (Segunda dose ou dose única).
A nova atualização é, segundo o órgão federal, embasada em estudos sobre a ampliação da resposta imune com doses adicionais de vacinas contra a Covid-19, considerando também o cenário epidemiológico da pandemia em demais países, e ao surgimento da variante Ômicron, que já apresenta transmissão comunitária em São Paulo.
Confira o intervalo para dose de reforço:
Idosos acima dos 60 anos: intervalo de 3 meses após a segunda dose ou dose única
População 18 anos a 59 anos: intervalo de 4 meses após a segunda dose ou dose única
Vacinação contra a covid-19 e gripe continua em Colatina
Quem ainda não tomou a vacina contra a covid-19, ou está com a segunda ou terceira dose em atraso, deve ficar atento ao cronograma de vacinação na semana do natal. A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina informou que a vacinação continua sendo realizada de segunda a quinta-feira na antiga estação ferroviária, localizada na Praça do Sol Poente, no centro de Colatina (Em frente a Prefeitura), das 07:30 as 16:00h.
Além da vacina contra a covid-19, também está sendo ofertada a vacina contra a Influenza (o vírus da gripe). Não há necessidade de intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a Influenza.
Quem pode tomar a vacina:
Primeira dose (D1):
População em geral com 12 anos ou mais
Segunda dose (D2):
Quem tomou a 1ª dose da Pfizer ou AstraZeneca: Intervalo de 56 dias da 1ª dose
Quem tomou a 1ª dose da CoronaVac: Intervalo de 28 dias da 1ª dose
Terceira dose (D3) – Dose de reforço:
Idosos com 60 anos ou mais: Intervalo de 3 meses da 2ª dose ou da dose única
População de 18 a 59 anos: Intervalo de 4 meses da 2ª dose ou da dose única
A aplicação da dose de reforço com a Pfizer para quem tomou a dose única da Janssen também está disponível.
Documentos
– CPF, documento de identificação com foto e Cartão do SUS;
– Comprovantes das doses já tomadas (no caso da 2ª e 3ª dose).
No caso de menores de idade desacompanhados dos pais, é necessário levar a autorização assinada pelo responsável.
Autorização
A Secretaria de Saúde disponibiliza aos pais ou responsáveis modelo de termo de consentimento para vacinação de menores de idade. Clique aqui para acessar o arquivo. O documento deve ser preenchido e assinado pelo responsável.
Outras ações de vacinação
Além do ponto fixo que funcionará nesta semana de segunda a quinta-feira, das 07:30 as 16h, na antiga estação ferroviária, na Praça do Sol Poente, as equipes das unidades básicas de saúde estão realizando a vacinação domiciliar dos acamados e pessoas com dificuldades de locomoção. Basta procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para saber a data e horário. As equipes também estão agendado datas e horários de vacinação nas unidades de saúde, especialmente para os idosos.