SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na primeira fase da retomada de atendimentos presenciais, o Poupatempo da Sé, no centro de SP, foi um dos oito postos que reabriram nesta quarta-feira (19). Somente quem tinha hora marcada pôde ser atendido, mas, mesmo com os horários respeitados, problemas como falhas no sistema e divergência de informações passadas ao público foram algumas das queixas de quem esteve no local. As unidades que estão reabrindo, conforme um calendário que segue as diretrizes do Plano São Paulo, já prestam serviços do Detran e só podem receber até 30% da capacidade de pessoas. A unificação com o órgão de trânsito foi anunciada no último dia 12. A auxiliar de limpeza Eva Vieira, 51 anos, foi chamada às 9h para tirar a segunda via do RG, conforme o agendamento feito pelo site do Poupatempo um dia antes, mas quase se atrasou para o trabalho, que começava às 13h. “Recentemente fui roubada, precisava do documento e, bem na hora de tirar a foto, caiu o sistema. Mas não me avisaram nada, eu mesma percebi, perguntei e aí confirmaram”, conta. “Tem muito desencontro de informações entre os próprios funcionários”, afirma o professor Elisberto dos Santos Neves, 35, que levou a mulher, grávida de seis meses, para renovar a carteira de habilitação. “Por causa da queda no sistema do Detran, ela não estava conseguindo cadastrar a biometria. E teve que sair para tirar a foto, porque não fazem essa parte lá dentro”, diz ele. Ainda segundo Neves, a gestante só teve atendimento preferencial depois de pedir. A reportagem esteve na unidade da Sé das 10h30 até as 13h. Logo na entrada há um totem com álcool em gel e os bancos tinham marcações para evitar que as pessoas ficassem próximas, conforme as medidas de segurança para conter o contágio na pandemia. A reportagem não observou aglomerações dentro do posto. Na parte externa, havia fila no portão, formada por quem precisava tirar dúvidas ou apresentar o protocolo de agendamento, necessário para ter autorização de entrar. A vendedora Milena Almeida, 42, afirmou que estava na fila desde as 7h para ver se alguém a ajudava a resolver um problema com o Título de Eleitor, e reclamou de dificuldades para ser atendida em outros canais (site e telefone). “Não sei por que cancelaram meu título, mas eu só queria pagar a taxa e regularizar a situação. Minha mãe está doente, mora em Londres, e preciso urgentemente do documento para tirar o passaporte e ir para lá”, queixou-se, após ser informada por um funcionário no portão da unidade que precisaria acessar o site ou ligar. “Você tenta agendar e cai a conexão, tenta ligar e cai a ligação. Eu já liguei três vezes, coloquei no viva-voz na frente do atendente e ele só me disse para continuar tentando. Não sei mais o que fazer.” A advogada Débora Mattos, 34, também não conseguiu concluir uma solicitação pelos canais de atendimento e resolveu buscar orientações pessoalmente. “Faz 50 dias que encaminhei a autorização judicial para liberar um veículo. Supostamente dá para fazer isso pelo site [do Detran], mas não existe a opção do agendamento. E o telefone não funciona.” Nos próximos dias 24 e 25, o Poupatempo vai realizar atendimento nos postos de Santo Amaro, Lapa e Cidade Ademar para tirar o RG. O agendamento para o mutirão estará disponível a partir de sábado (22) e poderá ser feito pelo site. A expectativa é que cerca de 2.200 pessoas sejam atendidas durante os dois dias da ação, que vai funcionar como os demais mutirões que vêm sendo feitos durante a pandemia. Já agendamentos para outros tipos de serviços –como os que estão sendo feitos no Poupatempo da Sé– nos três postos que são os próximos a reabrir começam um dia antes (25). Como estes permanecem fechados, por enquanto, quem tentar agendar horário para ser atendido no posto da região central da capital só vai conseguir para daqui a uma semana e só tem como alternativas mais próximas a São Paulo as unidades de São Bernardo do Campo (ABC) e Guarujá. OUTRO LADO Segundo Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa que administra os postos do Detran e do Poupatempo, órgão do governo de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), houve instabilidades no sistema, mas, segundo ele, as falhas foram de cerca de 20 minutos. Ele também atribuiu a alta procura nesse primeiro dia de funcionamento presencial a uma demanda reprimida pelos serviços do Poupatempo. “A maioria das pessoas que esteve lá [na quarta-feira] foi para tirar o RG. Em tese, havia uma demanda reprimida de em torno de 5 milhões de atendimentos só para isso, já que a gente costumava emitir 120 mil RGs por dia e ficamos todos esses meses fechados”, diz Macedo. De acordo com a assessoria de imprensa da Prodesp, foram liberados 3.000 atendimentos presenciais para o primeiro dia, e o site teve mais de 250 mil acessos simultâneos. A instabilidade no sistema foi também atribuída à incorporação de novos serviços digitais pelo Detran. Segundo a companhia que administra os postos, 70% dos serviços podem ser feitos online e houve 8 milhões de interações feitas pelos canais de atendimento, de março (no início da pandemia) até agora por meio dos canais de atendimento – Fale Conosco – pelo próprio site e também pelo Facebook e telefone. Ainda segundo o diretor da empresa, muitas pessoas ainda vão pessoalmente ao Poupatempo para pedir informações sobre atividades diversas, quando muitas podem ser feitas online, ou insistem no atendimento presencial quando não há necessidade, como no caso da renovação da CNH. “O prazo para renovação está suspenso por tempo indeterminado, então o cidadão não precisa renovar agora, embora possa, se quiser.” Sobre o título de eleitor, ele afirma que o serviço é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que permanece fechado. Já sobre a dificuldade mencionada por uma das entrevistadas com um veículo, trata-se de um caso mais específico que requer mais informações. A Prodesp diz, ainda, que vai reforçar as orientações aos funcionários para que não haja comunicação desencontrada nos próximos dias.